A educação prisional em presídio federal: os desafios dos professores diante dessa realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1798

Palavras-chave:

Privados de liberdade, Ressocialização., Formação de professores

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo apresentar algumas políticas de educação aos privados de liberdade e discutir os desafios dos professores de se educar em contexto do sistema prisional. Iniciamos problematizando a experiencia de se estar entre as grades e as paredes da prisão, com foco nos privados de liberdade. Apresentaremos algumas políticas articuladas à educação nas prisões brasileiras e a escola como espaço de ressocialização. Por fim, trazemos o professor e os desafios de se educar na contemporaneidade e em sistema prisional, considerando que compreender e valorizar as diferenças requer ressignificações de saberes, experiências, vivências, concepções para aprender e ensinar em contextos de currículos abertos, vivos, complexos e diversos que emergem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com os privados de liberdade. Muitos são os desafios enfrentados pelos professores que desenvolvem este trabalho docente, como refletir sobre sua prática constantemente, valorizando aspectos da inclusão, da autonomia, além de formar-se e formar o outro em espaços de trocas e de diálogos. Considerar que os privados de liberdade também são representantes e pertencentes da sociedade em que estamos inseridos é indispensável.

Biografia do Autor

Jakes Charles Andrade de Figueiredo, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialista em Tecnologias Computacionais Aplicadas à Educação pela Universidade de Cuiabá, MT (UNIC). Licenciado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Alfa América (ALFAMÉRICA). Professor contratado das disciplinas, Trabalho acadêmico, Políticas Educacionais, Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação e Educação Especial na UFMS.

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Graduada em Letras pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT). Pesquisadora visitante da Universidade de Manitoba, Canadá (Estágio Pós-Doutoral), no Department of Family Social Science, Faculty of Human Ecology. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, mestrado e doutorado, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Orientadora de Mestrado e Doutorado em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED), na UCDB.  Sócia da ANPED Nacional. Membro do corpo editorial da revista American Journal of Educational Research e da Revista Interações. É vice-coordenadora Institucional (UCDB) do Be_a_DOC Grupo Coimbra. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CNPq.

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Figueiredo, J. C. A. de, & Paniago, M. C. L. . (2023). A educação prisional em presídio federal: os desafios dos professores diante dessa realidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 155–175. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1798