Intergovernmental relations in basic education: state and cities of Mato Grosso do Sul

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1829

Keywords:

educational policy, intergovernmental relations, Elementary School

Abstract

This paper presents research results and aims to discuss intergovernmental relations in basic education, between the State of Mato Grosso do Sul and its cities, in Brazil, particularly about the process of transferring the Initial Years of Elementary Education, the first stage of basic education, from the State Education Network to the Municipal Education Networks. The methodology comprises bibliographic analysis, based on the literature on the topic; document analysis, through consultation of the electronic pages of official sources and newspapers; and interview with representatives of the State Department of Education, the State Education Forum, and the State Legislative Assembly. The results showed: closure of activities and integration of schools in the State Education Network; that the municipalization of schools provoked clashes and mobilized different segments of civil society and political society; absence of clear and sufficient criteria for collaboration, in agreements established with certain municipalities, which could move away from democratic decentralization.

Author Biographies

Regina Tereza Cestari Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de produtividade em pesquisa CNPq. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Daiane Göedert, Secretaria Municipal de Educação, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Técnica  da  Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS.

References

ABRUCIO, F. A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e proposta de aperfeiçoamento. In: OLIVEIRA, R. P.; SANTANA, W. Educação e federalismo: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010. p. 39-70.

ADRIÃO, T. Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública. Revista Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 28, n. Especial, p. 263-82, 2014.

ARAUJO, G. C. Direito à educação básica: a cooperação entre os entes federados. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 7, p. 231-43, jul./dez. 2010. Disponível em: http//www.esforce.org.br. Acesso em: 20 out. 2021.

ARAUJO, G. C. Federalismo e políticas educacionais no Brasil: equalização e atuação do empresariado brasileiro como projetos em disputa para a

regulamentação do regime de colaboração. Educação e Sociedade. Campinas, v. 34, n. 124, p. 787-802, out./dez. 2013.

ARAÚJO, V. Acordo que municipaliza Escola Nelson de Araújo é oficializado pelo Estado. Douradosagora, Dourados, 5 fev. 2020. Disponível em: https://www.douradosagora.com.br/2020/02/05/acordo-que-municipaliza-escola-nelson-de-araujo-e-oficializado-pelo-estado/. Acesso em: 5 mar. 2021.

ARAÚJO, V. Proposta de municipalização de escola estadual preocupa pais de quase 300 crianças em Dourados. Dourados News, Dourados, 26 nov. 2019. Disponível em: https://www.douradosnews.com.br/dourados/proposta-de-municipalizacao-de-escola-estadual-preocupa-pais-de-quase/1116724/. Acesso em: 5 mar. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Diário Oficial da União: Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 out. 2021.

CAMPO GRANDE. Decreto n. 14.128, de 28 de janeiro de 2020. “Dispõe sobre a municipalização das Escolas Estaduais Nicolau Fragelli, Professor Carlos Henrique Schrader, Advogado Demosthenes Martins e Professora Hilda de Souza Ferreira e dá outras providências. Ano XXIII n. 5.816. Diário Oficial de Campo Grande: Campo Grande, MS, 2020.

CURY, C. R. J. Sistema Nacional de Educação: desafio para uma educação igualitária e federativa. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1187-209, set./dez. 2008.

DOURADO, L. F. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009 Questões Estruturais e Conjunturais de uma Política. Educação e Sociedade, Campinas v. 31, n. 112, p. 677-705, jul./set. 2010.

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 [especial], p. 921-46, out. 2007.

FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL [FEEMS]. ATA n. 1/2019 da Plenária do FEEMS. Campo Grande: FEEMS, 2019.

GÖEDERT, D. Oferta Educativa de escolas em tempo integral na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS (2015-2020). 2023. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, 2023.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o Estado moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [IBGE]. População. Cidades IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/panorama. Acesso em: 20 jul. 2023.

LIMA, L. C. O Programa ‘Aproximar Educação’, os municípios e as escolas: descentralização democrática ou desconcentração administrativa? Questões atuais de direito local, Braga, n. 5, jan./mar. 2015.

MATO GROSSO DO SUL. Decreto “O” n. 008/2020, de 16 de janeiro de 2020. Abre crédito suplementar à(s) Unidade(s) Orçamentária(s) que menciona e dá outras providências. Ano XLII, n. 10.072. Diário Oficial Eletrônico: Campo Grande, MS; Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, 17 janeiro 2020a.

MATO GROSSO DO SUL. Decreto n. 15.498, de 19 de agosto de 2020. Dispõe sobre a integração de unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, nos termos que especifica, e dá outras providências. Ano XLII, n. 10.259. Diário Oficial Eletrônico: Campo Grande, MS; Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, 20 ago. 2020b.

MATO GROSSO DO SUL. Decreto n. 15.499, de 19 de agosto de 2020. Dispõe sobre o encerramento de atividade e a integração de acervo escolar das Escolas da Rede Estadual de Ensino, nos termos que especifica, e dá outras providências. Ano XLII, n. 10.259. Diário Oficial Eletrônico: Campo Grande; Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, 20 agosto 2020c.

MATO GROSSO DO SUL. Extrato do Termo de Acordo de Cooperação n. 11/SED/2020. Municipalização da Escola Estadual Rotary Dr. Nelson de Araújo. Ano XLII, n. 10.087. Diário Oficial Eletrônico: Campo Grande, MS; Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, 5 fevereiro 2020d.

OLIVEIRA, C. GANZELI, P. Relações intergovernamentais na educação: fundos, convênios, consórcios públicos e arranjos de desenvolvimento da educação. Educação & Sociedade. Campinas, v. 34, n. 125, p. 1031-47, out./dez. 2013.

OLIVEIRA, R. T. C. Políticas e prioridades para a educação básica dos governos estaduais eleitos em 2018: o estado de Mato Grosso do Sul em questão. In: ADRIÃO, T.; MARQUES, L. R.; AGUIAR, M. Â. S. (Org.). Políticas e prioridades para a educação básica dos governos estaduais eleitos em 2018: para onde os governos estaduais caminham? Meio eletrônico. Brasília: ANPAE, 2019. p. 299-314.

OLLIVER, N. Professores fazem abaixo-assinado contra fechamento de salas em escola municipal. Campo Grande News, Campo Grande, 27 nov. 2022. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/educacao-e-tecnologia/professores-fazem-abaixo-assinado-contra-fechamento-de-salas-em-escola-municipal. Acesso em: 25. nov. 2022.

RABELO, C. D.; CASTRO, A. M. D. A. As relações intergovernamentais na formulação e execução das políticas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 447-60, jul./dez. 2015. Doi: https://doi.org/10.22420/rde.v9i17.590

SANCHEZ, I. Reordenamento no ensino estadual fecha quatro escolas em MS. Campo Grande News, Campo Grande, 3 jan. 2019. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/cidades/reordenamento-no-ensino-estadual-fecha-quatro-escolas-em-ms#:~:text=Parte%20do%20que%20a%20secretaria,Silveira%20J%C3%BAnior%2C%20em%20Campo%20Grande. Acesso em: 11 abr. 2019.

SANCHEZ, I. Ensino Fundamental vai ser desativado gradativamente na rede estadual. Campo Grande News, Campo Grande, 7 dez. 2018. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/cidades/ensino- fundamental-vai-ser-desativado-gradativamente-na-rede-estadual. Acesso em: 12 abr. 2019.

VERÃO, F. Estado não quer ceder professores e gera impasse em escola de Dourados. O Progresso digital, Dourados, 27 nov. 2019. Disponível em: https://www.progresso.com.br/sociedade/educacao/estado-nao-quer-ceder-professores-e-gera-impasse-em-escola-de-dourados/368864/. Acesso em: 5 mar. 2021.

VEREADORES de Dourados pedem a não municipalização da Escola Nelson de Araújo. Câmara Municipal de Dourados, Dourados, 2019. Disponível em: https://www.camaradourados.ms.gov.br/noticia/19-vereadores-de-dourados-pedem-a-nao-municipalizacao-da-escola-nelson-de-araujo. Acesso em: 5 mar. 2021.

Published

2023-12-15

How to Cite

Oliveira, R. T. C., & Göedert, D. (2023). Intergovernmental relations in basic education: state and cities of Mato Grosso do Sul. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(64), 69–88. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1829