Cuidado e atenção conjunta: indicativos para a docência na creche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.2043

Palavras-chave:

cuidado, creche, atenção conjunta

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a especificidade pedagógica da creche e a docência com bebês e crianças de até 3 anos neste contexto institucional a partir de uma pesquisa que visa compreender os gestos miúdos e atencionais que se compõem entre adultos e bebês no berçário de uma creche pública em uma capital brasileira. O caminho metodológico foi a cartografia, tendo como referência os estudos de Passos, Kastrup e Escóssia. Neste contexto, a professora-pesquisadora construiu um arquivo de imagens que foram rastreadas e mobilizaram reflexões acerca do cuidado, dos afetos e da atenção conjunta como componentes pedagógicos. A perspectiva do cuidado como ética, ou seja, interrogação do adulto sobre si e atenção ao outro, constituiu-se como modo relacional entre adultos e bebês. Nesta trilha, o olhar mútuo emergiu como gesto pedagógico atencional e afetivo no cotidiano educativo. Duetos de olhares em jogos de esconder e aparecer, entre bebês e entre eles e adultos, com bacias, tecidos, grades do berço e outras materialidades; jogos de sombras entre adultos e bebês mostraram a capacidade de asseguramento nas relações, cuidado, atenção e afeto mobilizados pelo olhar.

Biografia do Autor

Daniela Guimaraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Faculdade de Educação/Departamento de Didática). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Formação de Professores, Subjetividade e Linguagem. Mestre em Educação pela PUC-Rio. Coordenadora do grupo de pesquisa Cuidado, Infâncias, Docência e Afeto na Educação de Bebês e Crianças de 0 a 3 Anos (Cuida) e vice-coordenadora do GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos da ANPEd (2024-2025).

 

Natasha Pitanguy de Abrantes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela UFRJ. Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFRJ. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Educação Infantil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Linguagem.

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

Guimaraes, D., & Abrantes, N. P. de. (2025). Cuidado e atenção conjunta: indicativos para a docência na creche. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 30(69). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.2043