Cuidado e atenção conjunta: indicativos para a docência na creche
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.2043Palavras-chave:
cuidado, creche, atenção conjuntaResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a especificidade pedagógica da creche e a docência com bebês e crianças de até 3 anos neste contexto institucional a partir de uma pesquisa que visa compreender os gestos miúdos e atencionais que se compõem entre adultos e bebês no berçário de uma creche pública em uma capital brasileira. O caminho metodológico foi a cartografia, tendo como referência os estudos de Passos, Kastrup e Escóssia. Neste contexto, a professora-pesquisadora construiu um arquivo de imagens que foram rastreadas e mobilizaram reflexões acerca do cuidado, dos afetos e da atenção conjunta como componentes pedagógicos. A perspectiva do cuidado como ética, ou seja, interrogação do adulto sobre si e atenção ao outro, constituiu-se como modo relacional entre adultos e bebês. Nesta trilha, o olhar mútuo emergiu como gesto pedagógico atencional e afetivo no cotidiano educativo. Duetos de olhares em jogos de esconder e aparecer, entre bebês e entre eles e adultos, com bacias, tecidos, grades do berço e outras materialidades; jogos de sombras entre adultos e bebês mostraram a capacidade de asseguramento nas relações, cuidado, atenção e afeto mobilizados pelo olhar.
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