Interdisciplinaridade na formação de professores: um olhar a partir dos movimentos da produção científica

Autores

  • Aline Souza da Luz Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Maria das Graças C. da S. M. Gonçalves Pinto Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pelotas, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1071

Palavras-chave:

formação de professores, interdisciplinaridade, metanálise.

Resumo

O trabalho apresenta o resultado de estudo bibliográfico sobre a interdisciplinaridade na formação de professores, realizado em publicações que apresentam um estado da arte sobre a formação de professores no país. No presente trabalho, interessa saber: O que revelam as pesquisas e estudos sobre a interdisciplinaridade na formação de professores? Que aspectos têm sido observados sobre essa temática nesses estudos e pesquisas? Para realização deste estudo bibliográfico, foram consideradas as pesquisas de: André et al. (1999), André (2009), Brzezinski e Garrido (2001), Brzezinski (2009) e Ludke e Goulart (1996). O interesse em realizar o presente trabalho está em sistematizar e analisar o referido tema nas produções, bem como identificar as lacunas de produção de conhecimento sobre a temática. A partir do conjunto de pesquisas analisadas neste estudo bibliográfico, é possível inferir que a interdisciplinaridade, como uma possibilidade de tema de investigação na formação de professores em nível superior, aparece ao longo dos anos nas pesquisas e estudos de forma moderada. Entretanto é preciso verificar que, nos últimos anos, a investigação do tema da interdisciplinaridade na formação de professores tem ganhado uma nova perspectiva devido à implementação das Licenciaturas Interdisciplinares.

Biografia do Autor

Aline Souza da Luz, Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pelotas, Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. Mestre em Educação e Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pedagoga, graduada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Maria das Graças C. da S. M. Gonçalves Pinto, Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pelotas, Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Pedagoga pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

Luz, A. S. da, & Pinto, M. das G. C. da S. M. G. (2018). Interdisciplinaridade na formação de professores: um olhar a partir dos movimentos da produção científica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(47), 107–121. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1071

Edição

Seção

Artigos