Processos de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental

Autores

  • Cristielaine Aparecida Alves de Souza Centro Universitário Fieo
  • Marisa Irene Siqueira Castanho Centro Universitário Fieo

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1092

Palavras-chave:

processo ensino-aprendizagem, ensino de Língua Inglesa, sociointeracionismo.

Resumo

A pesquisa teve como objetivos realizar levantamento e analisar publicações em periódicos sobre os processos de ensino-aprendizagem em inglês no ensino fundamental, em periódicos indexados na base Google Scholar e SciELO (Scientific Electronic Library Online). As análises se guiaram pela teoria sociointeracionista e pelas diretrizes do ensino de segunda língua. Os artigos analisados são do período de 2012 a 2016 de periódicos de relevância das áreas de línguas na interface com a psicologia da educação e possibilitaram organizar as informações com incidência nas subtemáticas Interação nas ações pedagógicas, Elementos da linguagem e linguísticos, Material didático e Recursos tecnológicos. Esse levantamento é ilustrativo do baixo interesse no estudo de processos de ensino-aprendizagem de inglês no ensino fundamental. Considera-se a relevância da temática e a necessidade da continuidade de pesquisas que possam evidenciar o interesse da comunidade acadêmica e das políticas públicas no letramento dos alunos do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Cristielaine Aparecida Alves de Souza, Centro Universitário Fieo

Mestranda em Psicologia Educacional e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Fieo – Unifieo. Docente de Inglês Técnico para cursos de Tecnologia e Engenharias no Centro Universitário FIEO; Professora por 10 anos na rede pública de São Paulo; Professora de inglês em cursos livres.  Docente dos componentes curriculares Português, Literaturas e Comunicação Profissional e Inglês Instrumental para Ensino Médio no Centro Paula Souza e tutora de estágio supervisionado em curso de letras Inglês.

 

Marisa Irene Siqueira Castanho, Centro Universitário Fieo

Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP – IPUSP – São Paulo. Pós-doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho - PPGE-UNINOVE – São Paulo - SP. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional do Centro Universitário Fieo – Unifieo – Osasco - SP.

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Publicado

2018-05-23

Como Citar

Alves de Souza, C. A., & Siqueira Castanho, M. I. (2018). Processos de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(48), 111–137. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1092

Edição

Seção

Artigos