Percepções sobre a prática docente após a formação continuada de professores alfabetizadores, no âmbito do PNAIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1523

Palavras-chave:

PNAIC, Prática docente, Formação continuada

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise da prática docente de três professoras do ciclo de alfabetização, a partir de sua participação no Curso de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, ofertado no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A metodologia da pesquisa é caracterizada pela abordagem qualitativa de cunho exploratório, constituída pelo estudo dos documentos norteadores do Pacto, observação da prática e realização de entrevistas semiestruturadas com as docentes. A base teórica sustenta-se, entre outros, em Alarcão (2001), Libâneo (2005) e Moll (2009). Nos resultados, constatamos uma mescla entre a absorção e a adequação do que foi trabalhado no Curso, apropriada à prática docente e à manutenção, ainda bastante presente, de metodologias ditas tradicionais, voltadas à exposição de informações e memorização de conteúdo, apesar dos cinco anos de formação realizada.

Biografia do Autor

Lucia Uczak, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Curso de Pedagogia da Universidade Feevale.

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Andresa Tais da Silva, Universidade Feevale

Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Graduada em Pedagogia. Professora da Educação Básica.

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Uczak, L., Zucchetti, D. T. ., & Silva, A. T. da . (2022). Percepções sobre a prática docente após a formação continuada de professores alfabetizadores, no âmbito do PNAIC. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(59), 241–260. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1523

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Artigos