Alfabetização e PNAIC: (des)caminhos ao ensino inclusivo em Xaxim, SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1689

Palavras-chave:

PNAIC, práticas de alfabetização, ensino inclusivo

Resumo

Compreende-se que alfabetização deve ser um processo estruturado que objetive a emancipação humana e a superação dos processos de exploração e de alienação impostos via educação seletiva e excludente. Com o objetivo de analisar as implicações da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nas práticas de alfabetização no ensino inclusivo em Xaxim, SC, usou-se a perspectiva epistemológica histórico-cultural para analisar os planos de ensino das alfabetizadoras e das segundas professoras de três turmas de alfabetização do ensino fundamental, bem como foram incluídos momentos de observação nas turmas compostas por estudantes com deficiência intelectual. Os resultados possibilitaram identificar que o contexto marcador da alfabetização brasileira ocorreu principalmente pela via da formação de alfabetizadores, a exemplo do PNAIC; porém, ao se observar a articulação desse programa com o ensino inclusivo, identificaram-se implicações nas práticas alfabetizadoras, as quais resultaram simplistas, fragilizadas e excludentes.

Biografia do Autor

Marineiva Moro Campos de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Oliveira, M. M. C. de . (2023). Alfabetização e PNAIC: (des)caminhos ao ensino inclusivo em Xaxim, SC. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(64), 133–153. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1689