“Mamãe, Tem uma Drag Queen Contando Histórias!”: currículos, (re)existência e o investimento na imaginação e produção de si na comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1732

Palavras-chave:

Drag Queen, Currículos, Imaginários

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a atividade literária Drag Queen Story Hour (DQSH) e suas potencialidades. Iniciada na cidade de São Francisco (Califórnia, EUA), no ano de 2015, a ação vem permeando fronteiras e se vendo diante de diferentes enfrentamentos ao movimento neoconservador. Sendo assim, também nos interessa examinar os investimentos do movimento neoconservador e seu projeto moral neoliberal, que, aliado ao pânico moral e ficções, como os valores tradicionais de família, deseja silenciar, invisibilizar e estigmatizar sujeitos e processos de vida que coloquem as falácias neoliberais sob suspeita e desnudam os processos de subalternização das diferenças segundo os interesses da onda neoconservadora, promovendo um ambiente crítico à ressignificação de saberes, práticas, valores e, consequentemente, aos processos de educação. Como perspectiva teórico-metodológica, buscamos aporte em contribuições de perspectivas pós-modernas, como os estudos foucaultianos e os estudos de gênero e sexualidade, refletindo acerca do caráter produtivo da linguagem, assim como suas possibilidades de (re)existência e subversão. Assim, defendemos que produzir uma pedagogia outra envolve reconhecer a pluralidade e particularidade de nossa sociedade e seus indivíduos, bem como permitir que cada pessoa possa falar, ser ouvida e construir sua própria história.

Biografia do Autor

José Rodolfo Lopes da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPeL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Relações de Gênero e Sexualidades pela UFJF. Membro do grupo de estudos e pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças (POCs), da UFPel, coordenado pelo Prof. Dr. Marcio Caetano.

Rodrigo da Silva Vital, Universidade Federal de Pelotas (UFPeL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL). Membro do grupo de estudos e pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças (POCs) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Terapeuta ocupacional do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e chefe do Núcleo de Gênero e Diversidade da UFPel.

Maria Waleska Peil, Universidade Federal de Pelotas (UFPeL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (FAE/UFPel). Bacharela em Museologia pela UFPel. Também integra o grupo de pesquisa Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos (POCs) da UFPel.

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Silva, J. R. L. da, Vital, R. da S., & Peil, M. W. . (2023). “Mamãe, Tem uma Drag Queen Contando Histórias!”: currículos, (re)existência e o investimento na imaginação e produção de si na comunidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 177–194. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1732