Formação de professores e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): apontamentos sobre avanços e contradições de um programa

Autores

  • Giovana Maria Belém Falcão Universidade Estadual do Ceará
  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.916

Palavras-chave:

Formação docente, PIBID, Educação Básica.

Resumo

Nas últimas décadas, avultam análises destacando a urgência e a importância do estabelecimento de vínculos mais estreitos entre as instituições de formação e a escola. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) emerge nesse cenário visando estimular e valorizar a opção pelo magistério, iniciativa que, em 2017, registra dez anos de implantação. Quais diretrizes delineiam esse Programa? Que avanços e contradições podem ser identificados na configuração do PIBID desde sua primeira edição? Essas inquietações dão corpo ao exercício de problematização da temática neste escrito. No centro das reflexões, estão as diretrizes norteadoras e delineadoras do Programa, assim como seus avanços e contradições. O exame da temática foi realizado com suporte na análise documental das seguintes fontes: referências legais e editais lançados desde o início do PIBID. O acesso aos documentos aconteceu por consulta direta ao sítio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O referencial teórico apoiou-se nas formulações de autores como Nóvoa, Garcia e Farias. A análise qualitativa evidenciou que o PIBID apresenta forte potencial de socialização profissional, embora também se mostre com contradições, delineando-se ora numa perspectiva de ruptura com processos técnicos e pragmáticos, ora afirma e se apoia em tais processos. Instituir políticas de formação docente fortes e abrangentes permanece, assim, um desafio neste início do século XXI.

Biografia do Autor

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará, Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará, do curso de Pedagogia, área Psicologia da Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Sociesdade (EDUCAS). Bolsista do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, iniciativa apoiada pelo Programa Observatório da Educação-OBEDUC/CAPES-Projeto em rede UECE, UFOP, UNIFESP-Guarulhos (Edital 2012)

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira (UFC), com estudos de pós doutoramento em Educação na Universidade de Brasília (UNB), licenciada em Pedaogia. Professora do Centro de Educação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará. Lider do Grupode Pesquisa Educação Cultura Escolar e Sociedade(EDUCAS). Coordenadora do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, iniciativa apoiada pelo Programa Observatório da Educação-OBEDUC/CAPES- Projeto em rede UECE, UFOP, UNIFESP-Guarulhos (Edital 2012).

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Falcão, G. M. B., & de Farias, I. M. S. (2017). Formação de professores e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): apontamentos sobre avanços e contradições de um programa. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(44), 161–179. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.916

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Artigos