Livro e material didático de Português: alguns letramentos nos eixos de ensino Leitura e Escuta e Oralidade
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.1945Palavras-chave:
livro e material didático, letramentos, eixos de ensinoResumo
Este artigo aborda a relevância do livro e do material didático de Português, destacando o desenvolvimento de alguns letramentos nos eixos de ensino de “Leitura e Escuta” e “Oralidade”. Exploramos como esses recursos educacionais desempenham um papel fundamental na promoção do aprendizado eficaz da língua portuguesa, enfatizando a importância da leitura ativa, da audição crítica e das habilidades orais. Ao examinar esses letramentos, buscamos fornecer colaborações valiosas para docentes, pesquisadores e profissionais da área, visando ao aprimoramento das práticas pedagógicas, bem como à maximização do potencial de aprendizagem dos estudantes em processo de alfabetização. Com o intuito de chegar ao objetivo proposto, embasamo-nos, sobretudo, nos direcionamentos apontados por Laurence Bardin, Mikhail Bakhtin, Joaquim Dolz (e colaboradores), Magda Soares, entre outros. Os resultados mostram que os dois materiais desenvolvem atividades nos eixos de ensino “Leitura/Escuta” e “Oralidade” amparados pela noção de letramentos, embora o livro didático apresente uma versão que enfatize mais proeminentemente os “Letramentos do Universo Escolar e Linguístico”, diferenciando-se da versão do material didático, que mantém uma distribuição mais equiparada entre os letramentos observados.
Referências
ABREU-SILVA, Geraldo Emanuel de. O letramento, a criticidade e o letramento crítico. Revista Pindorama, Eunápolis, v. 12, n. 1, p. 201-221, jan./jun. 2021.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. [Volochínov]. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições, 70, 2006.
BRAHIM, Adriana Cristina S. de Mattos. Pedagogia crítica, letramento crítico e leitura crítica. Revista X, Curitiba, v.1, n. 0, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; HALLER, Sylvie. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela. O letramento linguístico e o ensino de gramática língua portuguesa no brasil. Diadorim, Rio de Janeiro, v. 19, v, 2, p. 48-75, jul./dez. 2017.
GOIÁS. Secretaria de Educação. LEIA – Leitura, escrita e interpretação na alfabetização: 1º ano. Goiânia: SEDUC, 2021a.
GOIÁS. Secretaria de Educação. LEIA – Leitura, escrita e interpretação na alfabetização: 2º ano. Goiânia: SEDUC, 2021b.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura – teoria e prática. Campinas, SP: Pontes Editores, 17ª edição, 2022.
KLEIMAN, Angela. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 375-400, jul./dez. 2010.
MARCHÃO, Amélia de Jesus. Ativar a construção do pensamento crítico desde o jardim de infância. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 32, n. 32, p. 47-58, 2016.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SILVA, Silvio Ribeiro da. Ensino de produção escrita de gêneros da ordem do argumentar: o papel do livro didático de português e a atuação do professor. 2008. 172p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2008.
SIQUEIRA, Maity; ZIMMER, Márcia Cristina. Aspectos linguísticos e cognitivos da leitura. Revista de Letras, v. 1, n. 28, jan./dez. 2006.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2021.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Magda Becker. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2004. p. 89-113.
SOUZA, Alex Sandro de. Alfabetização e letramento. In: BATISTA, Carlos (Org.). Alfabetização, letramentos e multiletramentos: conceitos e exemplificações na contemporaneidade. Itapiranga: Schreiben, 2022.
STREET, Brian; BAGNO, Marcos. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, n. 8, p. 465–488, 2006. DOI: 10.11606/issn.2176-9419.v0i8p465-488
TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha; MARCHESI, Vera. Ápis Língua Portuguesa, 1º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Silvio Ribeiro da Silva, Rubiana Oliveira Rezende

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.