Livro e material didático de Português: alguns letramentos nos eixos de ensino Leitura e Escuta e Oralidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.1945

Palavras-chave:

livro e material didático, letramentos, eixos de ensino

Resumo

Este artigo aborda a relevância do livro e do material didático de Português, destacando o desenvolvimento de alguns letramentos nos eixos de ensino de “Leitura e Escuta” e “Oralidade”. Exploramos como esses recursos educacionais desempenham um papel fundamental na promoção do aprendizado eficaz da língua portuguesa, enfatizando a importância da leitura ativa, da audição crítica e das habilidades orais. Ao examinar esses letramentos, buscamos fornecer colaborações valiosas para docentes, pesquisadores e profissionais da área, visando ao aprimoramento das práticas pedagógicas, bem como à maximização do potencial de aprendizagem dos estudantes em processo de alfabetização. Com o intuito de chegar ao objetivo proposto, embasamo-nos, sobretudo, nos direcionamentos apontados por Laurence Bardin, Mikhail Bakhtin, Joaquim Dolz (e colaboradores), Magda Soares, entre outros. Os resultados mostram que os dois materiais desenvolvem atividades nos eixos de ensino “Leitura/Escuta” e “Oralidade” amparados pela noção de letramentos, embora o livro didático apresente uma versão que enfatize mais proeminentemente os “Letramentos do Universo Escolar e Linguístico”, diferenciando-se da versão do material didático, que mantém uma distribuição mais equiparada entre os letramentos observados.

Biografia do Autor

Silvio Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduação em Letras Português pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor adjunto 4 da Universidade Federal de Jataí, ministrando aulas na graduação em Letras Português e no Mestrado e Doutorado em Educação. Psicanalista formado pela Escola de Psicanálise de Curitiba. Líder do grupo de estudos sobre Materiais Didáticos, Ensino e Avaliação (Gemdav), cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, leitura, produção oral e escrita, gêneros do discurso, livro e material didático, letramento.

Rubiana Oliveira Rezende, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). 

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

Silva, S. R. da, & Rezende, R. O. (2025). Livro e material didático de Português: alguns letramentos nos eixos de ensino Leitura e Escuta e Oralidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 30(69). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.1945