Construção de espaços de coexistência: representações visuais de livros de matemática em destaque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i70.2059

Palavras-chave:

livro didático, o outro, representação visual, semiótica peirceana, formas visuais figurativas

Resumo

Este artigo, resultado de pesquisa sobre a questão da representação do outro em livros didáticos, tem como objetivos explicitar como as representações visuais presentes em livros didáticos apresentam as diferenças e inventariar os significados postos em movimento, para assim verificar como tais livros podem contribuir para a construção de uma ambiência propícia à coexistência das diferenças no contexto educacional. Assim, para o âmbito deste artigo, apresentam-se reflexões sobre o outro, o estranho, na perspectiva de Bauman; aspectos da semiótica peirceana que embasam a classificação das formas visuais figurativas, propostas por Santaella, a partir da qual são analisadas representações visuais das coleções de Matemática recomendadas pelo Programa Nacional do Livro e de Material Didático – PNLD 2020 – Ensino Fundamental II. Entre os resultados, destaca-se, inicialmente, a preponderância das formas visuais figurativas como registro, as quais levam o intérprete à constatação de diferenças, bem como contribuem para a construção de uma ambiência em que as diferenças coexistem em meio à solidariedade e à cordialidade.

Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Pós-doutora em Ciências da Comunicação pela ECA Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Programa de Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO).1

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO). 

Referências

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BIANCHINI, Eduardo. Matemática. São Paulo: Moderna, 2022.

DRIGO, Maria Ogécia. Comunicação e cognição: semiose na mente humana. Porto Alegre: Sulina; Sorocaba: EDUNISO, 2007.

GAY, Maria Regina Garcia; SILVA, William Raphael. Araribá mais: matemática. São Paulo: Moderna, 2018.

PATARO, Patrícia; BALESTRI, Rodrigo. Matemática essencial. São Paulo: Scipione, 2018.

PEIRCE, Charles Sanders. Antologia filosófica. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1998.

PEIRCE, Charles Sanders. Reviews, correspondence, and bibliography. In: BURKS, Arthur. Collected papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge: Harvard University Press, 1958.

PEIRCE, Charles Sanders. Pragmatism and pragmaticism. In: HARTSHORNE, Charles; WEISS, Paul. Collected papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge: Harvard University Press, 1934.

PEIRCE, Charles Sanders. Elements of logic. In: HARTSHORNE, Charles; WEISS, Paul. Collected papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge: Harvard University Press, 1932.

PEIRCE, Charles Sanders. Principles of philosophy. In: HARTSHORNE, Charles; WEISS, Paul. Collected papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge: Harvard University Press, 1931.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001.

VIANA, Fernando; DANTE, Luiz Roberto. Teláris essencial. [volume 4]. São Paulo: Ática, 2022.

Downloads

Publicado

2025-12-20

Como Citar

DRIGO, Maria Ogécia; SOUZA, Luciana Coutinho Pagliarini de; PIMENTA, Maria Alzira de Almeida. Construção de espaços de coexistência: representações visuais de livros de matemática em destaque. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, v. 30, n. 70, 2025. DOI: 10.20435/serie-estudos.v30i70.2059. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/2059. Acesso em: 28 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos