Docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE): percursos, vozes e vivências em Ladário, MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i70.2120

Palavras-chave:

professores, Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem-estar docente, mal-estar docente

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o trabalho e os fatores que proporcionam bem-estar/mal-estar nos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O estudo tem como aporte teórico a Psicologia Positiva, baseando-se nos autores Rebolo, Jesus, Esteve, entre outros. No campo da Educação Especial, utilizam-se as contribuições de autores como Kassar, Rebelo, Mazzotta, entre outros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com dados produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e da aplicação da Escala de Bem-estar Docente (Ebed). As participantes da pesquisa foram seis professoras que atuam no AEE da rede municipal de ensino de Ladário, MS. As análises entrelaçam as vozes das professoras e os resultados da Ebed, evidenciando que, em sua maioria, essas professoras estão satisfeitas com seu trabalho, principalmente por sentirem o reconhecimento e a valorização de seu trabalho por parte dos pais e alunos especiais. Mas também foram apontados alguns aspectos de insatisfação que estão relacionados, principalmente, ao salário e à infraestrutura do local onde trabalham. É fundamental que esses aspectos sejam minimizados para garantir um ambiente de trabalho mais satisfatório e que permita aos professores a oferta de um atendimento adequado aos alunos com necessidades especiais.

Biografia do Autor

Luciane de Jesus Velasquez, Secretaria Municipal de Educação de Ladário

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora da Secretaria Municipal de Ladário, MS. 

Flavines Rebolo, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução no 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 17, 5 out. 2009.

CODO, W. (Coord.). Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes; Brasília: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, UnB, 1999.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (CNTE). Página inicial. CNTE, Brasília, 2012. Disponível em: www.cnte.org.br. Acesso em: 21 jan. 2024.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

ESTEVE, J. M. O mal-estar docente. Lisboa: Escher, 1992.

FONTANA, R. T.; PINHEIRO, D. A. Condições de saúde auto-referidas de professores de uma universidade regional. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 270-276, 2010.

JESUS, S. N. Motivação e formação de professores. Coimbra: Quarteto Editora, 2002.

JESUS, S. N. Bem-estar dos professores: estratégias para realização e desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora, 1998.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MAZZOTTA, M. J. S. Fundamentos de educação especial. [Série Cadernos de Educação]. São Paulo: Livraria Pioneira, 1982.

PICADO, L. Ser professor: do mal-estar para o bem-estar docente. Revista Psicologia: o portal do psicólogo, [S. l.], 2009. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0474.pdf. Acesso: 14 jun. 2023.

REBOLO, F.; BUENO, B. O. O bem-estar docente: limites e possibilidades para a felicidade do professor no trabalho. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 36, n. 2, p. 323-331, 2014. DOI: 10.4025/actascieduc.v36i2.21222

REBOLO, F. Caminhos para o bem-estar docente: as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos professores frente às adversidades do trabalho docente na contemporaneidade. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, v. 14, n. 1, p. 115-131, 2012.

REBOLO, F.; CONSTANTINO, M. Escala de Bem-Estar Docente (EBED): desenvolvimento e validação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 444-460, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/198053146531

TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Como Citar

VELASQUEZ, Luciane de Jesus; REBOLO, Flavines. Docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE): percursos, vozes e vivências em Ladário, MS. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, v. 30, n. 70, 2025. DOI: 10.20435/serie-estudos.v30i70.2120. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/2120. Acesso em: 28 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos