O currículo integrado e as relações de saber/poder
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i70.1861Palavras-chave:
práticas corporais, subjetividade, Educação FísicaResumo
O trabalho traz um olhar acerca do currículo integrado do contexto da Educação Profissional e Tecnológica, que tem nas suas bases conceituais a relação indissociável entre trabalho e educação, porém também leva em consideração aspectos fundamentais para a formação humana integral, como a ciência, a tecnologia e a cultura. O objetivo central da pesquisa é discutir e compreender o currículo da Educação Física para ensino médio integrado, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, a fim de descortinar as relações de saber/poder que estão imbuídas em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e que influenciam na produção de subjetividades dos estudantes. Para o percurso metodológico da pesquisa, utilizou-se a revisão de literatura, por meio de estudos de livros e artigos relacionados à temática “Currículo”; “Currículo Integrado”, “Currículo Crítico e Pós-crítico”. Além disso, foi analisado também os PPCs do ensino médio integrado do IFMS, no que tange aos seus pressupostos e suas relações com as questões inerentes ao currículo/ementa da Educação Física. Como resultado, constatou-se que o currículo/ementa da Educação Física abre caminhos para que o docente possa trabalhar tanto com a promoção da diversidade de manifestações corporais quanto com a limitação dessas, ressaltando práticas corporais hegemônicas.
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2021.
CASTRO, A. S.; DUARTE NETO, J. H. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: a relação entre o currículo integrado e a prática pedagógica docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 20, jan. 2021.
CORAZZA, S.; M. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996.
DAOLIO, J. Da cultura do corpo. [Coleção Corpo e Motricidade]. 17. ed. Campinas: Papirus, 2013.
DAOLIO, J. A educação física escolar como prática cultural: tensões e riscos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 215-226, jul./dez. 2005.
DAÓLIO, J. Educação Física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999.
HALL, S. Cultura e representação. Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Apicuri, 2016.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
IFMS. Projeto Pedagógico de Curso: técnico em Administração. Campo Grande: IFMS, 2022. Disponível em: https://www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/projetos-pedagogicos/projetos-pedagogicos-dos-cursos-tecnicos/projeto-pedagogico-de-curso-tecnico-integrado-em-administracao-campus-campo-grande.pdf. Acesso em: 24 out. 2022.
KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. O corpo, a família e a escola. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
LOTTERMANN, O.; SILVA, S. P. A gênese do currículo integrado: referenciais teóricos e suas implicações políticas, epistemológicas e socias. In: HAMES, C.; ZANON, L. B.; ARAUJO, M. C. P. Currículo integrado, educação e trabalho: saberes e fazeres em interlocução. Ijuí: Editora Unijuí, 2016. p. 17-35.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 4. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011.
MINAYO, M. C. S. (Org.); DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
NEIRA, M. G. Educação Física Cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. Jundiaí: Paco, 2019.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
RAMOS, M.; CIAVATTA, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil Dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017. E-book.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SINÉSIO, L. E. M. A desistência da carreira do magistério no município de Campo Grande/MS: discursos e outras práticas de si. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, 2014.
SOARES, C. L. ; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI, FILHO, L.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Bruno Peres, Luis Eduardo Moraes Sinésio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.