Da instrução à educação: aportes para a compreensão do audiovisual como tecnologia educacional

Autores

  • Vanessa Matos dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1065

Palavras-chave:

tecnologia educacional, audiovisuais, instrução, mídia.

Resumo

Este artigo oferece uma revisão conceitual sobre a utilização dos audiovisuais em processos educativos. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um breve histórico que focaliza o debate conceitual e aprofundado entre tecnologia instrucional e tecnologia educacional. A cronologia traçada fornece respaldo para a abordagem do audiovisual no contexto de desenvolvimento das mídias massivas oscilando seu papel, ora como tecnologia instrucional, ora como tecnologia educacional. Finalmente, apresenta-se e problematiza-se o papel do audiovisual na sociedade contemporânea, permeada pelas tecnologias digitais. O objetivo maior deste manuscrito é investigar as bases que sustentam o uso educacional do audiovisual e oferecer arcabouço histórico e conceitual que viabilize sua permanência e desenvolvimento em outros suportes que permeiam o mundo contemporâneo (como smartphones e tablets) e não apenas em aparelhos televisivos. 

Biografia do Autor

Vanessa Matos dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Docente da Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) da Universidade Federal de Uberlândia. Docente do curso de Jornalismo da mesma instituição. Doutora em Educação Escolar (UNESP - 2013), Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (USP - 2017), Mestre em Comunicação Midiática (UNESP - 2007).

Referências

BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. F. Os novos modos de aprender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Edições Paulinas, 1989.

CYSNEIROS, P. G. Resemja: PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Revista da FACED, Salvador, n. 12, p. 227-31, jul./dez. 2007.

FEENBERG, Andrew. Questioning technology. 3. ed. London: Routeledge, 2001.

FERRÉS, J. Video y educación. Barcelona, Espanha: Ediciones Paidós, 1994.

FRANCO, M. Linguagens audiovisuais e cidadania. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 9, p. 32-35, maio/ago. 1997.

GAGNÉ, R. M. The conditions of learning. New York: Holt, Rinehart, & Winston, 1965.

GALLEGO, D. J.; ALONSO, C. M. Multimedia en la web. Madrid: Dykinson, 1999.

GENTRY, C. G. Educational technology: a question of meaning. In: ANGLIN, G. J. (Ed.). Instructional technology: past, present, and future. 2. ed. Westport, CT: Libraries Unlimited, 1995.

GHEMAWAT, Pankaj; ALTMAN, Steven A. DHL global connectedness index 2014: analyzing global flows and their power to increase prosperity. 2014. Disponível em: <http://www.dhl.com/content/dam/Campaigns/gci2014/downloads/dhl_gci_2014_study_low.pdf>. Acesso em: 2 jan. 2017.

HOBAN, C. F.; VAN ORMER, E. B. Instructional film research: 1918-1950. [S.l.]: Ayer Publishing, 1951.

JANUSZEWSKI, A.; MOLENDA, M. Educational technology: a definition with commentary. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2008.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

KERBAUY, M. T. M.; SANTOS, V. M. Redes sociais mediadas por computadores In: BARROS, D. M. V. et al. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa: [s.n.], 2011a.

______. Panorama de l'enseignementsupérieur. In: BARRIENTOS-PARRA, Jorge (Ed.). LesGrandsémergents, L'AubeduBrésil. 47. ed. Paris: Agir, 2011b. p. 157-67.

KLINGE, Germán Doig. El desafio de la tecnología: más allá de Ícaro y Dédalo. Lima, Peru: VE, 2000.

LOPES, M. I. V. et al. Brasil: caminhos da ficção entre velhos e novos meios. In: LOPES, M. I. V.; GÓMEZ, Guillermo Orozco (Coord.). OBITEL 2011 – qualidade na ficção televisiva e participação transmidiática de audiências. São Paulo: GloboUniversidade, 2011.

LOWENTHAL, P. R.; WILSON, B. G. Labels do matter! A critique of AECT’s redefinition of the field.TechTrends. 2010. Disponível em: <http://patricklowenthal.com/publications/LabelsDoMatter--CritiqueAECTsRedefinitionOfTheField.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2015.

PFROMM NETTO, S. Telas que ensinam: mídia e aprendizagem do cinema às tecnologias digitais. 3. ed. Campinas, SP: Alínea, 2011.

PONS, J. P. Visões e conceitos sobre a tecnologia educacional. In: SANCHO, M. J. (Ed.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 2001.

REISER, R. A. Instructional technology: a history. In: GAGNE, R. M. (Ed.). Instructional technology: foundations. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p. 11-48.

SAETTLER, P. L. A history of instructional technology. New York: McGraw-Hill, 1968.

SANTOS, V. M. Materiais audiovisuais para a educação a distância: a contribuição dos estilos de aprendizagem. 2013. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara (SP), 2013.

SARTORI, Giovanni. Homo videns: televisão e pós-pensamento. Lisboa: Terramar, 2000.

SCOLARI, C. Narrativas transmedia: ccuando todos los medios cuentan. Barcelona: Deusto, 2013.

SCHROCK, K. A brief history of instructional development. In: ANGLIN, G. J. (Ed.). Instructional technology: past, present, and future. 2. ed. Westport, CT: Libraries Unlimited, 1995. p. 11-9.

SEELS, B. B.; RICHEY, R. C. Instructional technology: the definition of the field. Washington, DC: Association for Educational Communications and Technology, 1994.

SELWYN, N. Education and technology: key issues and debates. Edição para Kindle. Londres: Bloomsbury, 2011. Tradução de Giselle Martins dos Santos Ferreira. Disponível em: <https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn_keyquestions_cap1_trad_pt_final1.pdf>. Acesso em: 1º maio 2017.

SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. São Paulo: UNICAMP/NIED, 1999.

WITTICH, W. A.; SCHULLER, C. F. Instructional technology: its nature and use. 6. ed. Harper & Row Publishers, 1979.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Santos, V. M. dos. (2018). Da instrução à educação: aportes para a compreensão do audiovisual como tecnologia educacional. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(47), 185–200. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1065

Edição

Seção

Artigos