O potencial educativo dos memes como recurso pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1668

Palavras-chave:

memes, recurso pedagógico, aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar as possibilidades de uso dos memes como recurso pedagógico, mostrando seu potencial educativo. Assim, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Os resultados revelaram que os memes, por trazerem temas relacionados a situações corriqueiras da vida das pessoas de uma forma divertida e por estarem fortemente presentes no mundo digital, têm despertado a curiosidade e o interesse, os quais têm um papel fundamental na aprendizagem, dos alunos da geração internet. A pesquisa mostrou os elementos que devem estar presentes nos memes (humor, crítica, fixação de conteúdo, reflexão, despertar o interesse pela disciplina, contexto histórico), que devem ser considerados pelos professores, ao usarem esse gênero nas salas de aula. Também foram apresentadas as possibilidades e os exemplos concretos do uso dos memes como recursos pedagógicos que facilitam a aprendizagem.

Biografia do Autor

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neurociências pela Nova Faculdade. Graduada em Engenharia elétrica pela PUC Minas. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo CEFET-MG. Professora titular do CEFET-MG, lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica. Foi Diretora da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (2004 a 2017). Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

 

 

Débora Cristina Cordeiro Campos Leal, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

 Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF. Especialista em Designer Instrucional para EaD virtual pela UNIFEI. Graduada  em Pedagogia pela UFLA. Atualmente atua como pedagoga/designer instrucional na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG

URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/7208036148767948

 

Shirley Doweslei Bernardes Borja, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade FUMEC. Graduada em Letras pela UFMG . Graduada em Letras pela Faculdade Anhanguera. Atuou como coordenadora pedagógica da Rede e-tec CEFET-MG, como tutora a distância, como professora-tutora semi-presencial no curso de Letras e Pedagogia da Faculdade Anhanguera e com experiência em organização e realização de palestras sobre educação tecnológica e estratégias de ensinos e aprendizagem. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG

URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/1258494468942330

 

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Grossi, M. G. R., Leal, D. C. C. C., & Borja, S. D. B. (2023). O potencial educativo dos memes como recurso pedagógico . Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(64), 289–312. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1668