The educational potential of memes as a pedagogical resource

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1668

Keywords:

memes, pedagogical resource, learning

Abstract

The objective of this article was to present the possibilities of using memes as a pedagogical resource, showing its educational potential. Thus, a qualitative and descriptive research was carried out. As for the technical procedure, it was opted for bibliographic research. The results revealed that memes, because they bring themes related to everyday situations in people's lives in a fun way, and because they are strongly present in the digital world, have aroused curiosity and interest, which have a fundamental role in the learning of students from the internet generation. The research showed the elements that must be present in memes (humor, criticism, content fixation, reflection, awakening interest in the discipline, historical context), which must be considered by teachers when using this genre in classrooms. The possibilities and concrete examples of the use of memes as pedagogical resources that facilitate learning were also presented.

Author Biographies

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neurociências pela Nova Faculdade. Graduada em Engenharia elétrica pela PUC Minas. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo CEFET-MG. Professora titular do CEFET-MG, lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica. Foi Diretora da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (2004 a 2017). Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

 

 

Débora Cristina Cordeiro Campos Leal, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

 Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF. Especialista em Designer Instrucional para EaD virtual pela UNIFEI. Graduada  em Pedagogia pela UFLA. Atualmente atua como pedagoga/designer instrucional na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG

URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/7208036148767948

 

Shirley Doweslei Bernardes Borja, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade FUMEC. Graduada em Letras pela UFMG . Graduada em Letras pela Faculdade Anhanguera. Atuou como coordenadora pedagógica da Rede e-tec CEFET-MG, como tutora a distância, como professora-tutora semi-presencial no curso de Letras e Pedagogia da Faculdade Anhanguera e com experiência em organização e realização de palestras sobre educação tecnológica e estratégias de ensinos e aprendizagem. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG

URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/1258494468942330

 

References

BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 fev. 2022.

BRAINLY. Webpage. Brainly, [s.l.], 2020.

BRODIE, Richard. Vírus da mente: a nova e revolucionária ciência do memes e como ela pode ajudá-lo. Tradução: Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Cultrix, 2010.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO [CONSED]; UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO [UNDIME GO]. Documento curricular para Goiás – Ampliado. Goiânia, GO: CONSED; UNDIME GO, 2019.

CONSUMOTECA. In meme we trust: 1. Somos todos (algum) meme. 2. É verdade esse bilete. 3. Posto, logo existo. 4. Pra que serve o meme. Gente, Panambi, 2019. Disponível em: https://gente.globo.com/in-meme-we-trust/. Acesso em: 28 fev. 2022.

CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. 6. ed. Campinas: Papirus, 1992.

DAWKINS, Richard. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: sedução pelas palavras. São Paulo: Pioneiro Thomson Learning, 2005.

FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 102, p. 365-84, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GERAR MEMES. Gerador de memes online. Gerar memes, [s.l.], 2014.

GÓMEZ, Angel Pérez. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. O lúdico na aprendizagem de alunos de cursos técnico, graduação e mestrado: relatos de experiências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação-RIAEE, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1689-1709, jul./set. 2017.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; CHAMON, Camila Macedo. O potencial educativo do ensino híbrido enquanto uma metodologia ativa: um estudo de caso. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 29, n. 3, p. 93-117, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/49808. Acesso em: 22 fev. 2022.

GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos; SILVA, André Nogueira; AGUIAR, Fabiane Angélica de. Motivação: o estado do conhecimento e interfaces com a educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 281-303, 2020.

HORTA, Natália Botelho. O meme como linguagem da internet: uma perspectiva semiótica. 2015. 191f. Dissertação (Mestrado em comunicação) - Programa de

Pós-Graduação em Comunicação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18420/1/2015_NataliaBotelhoHorta.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.

IFUNNY. Homepage. IFunny, [s.l.], 2018.

LIMA, Ricardo Franco de. Compreendendo os Mecanismos Atencionais. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 6, p. 113-22, 2005.

LOPES, Marina. Sucesso nas redes sociais, memes também podem ensinar. CIEB, São Paulo, 2017. Disponível em: https://porvir.org/sucesso-nas-redes-sociais-memes-tambem-podem-ensinar/. Acesso em: 22 fev. 2022.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

MEME DROID. Homepage. Meme Droid, [s.l.], 2013.

MEMES históricos. Facebook, [s.l.], 2015. Disponível em: https://www.facebook.com/memesd4histori4/about. Acesso em: 22 jul. 2022.

MORETTO, Inara Machado; DAMETTO, Jarbas. Desafios educacionais da era digital: adversidades e possibilidades do uso da tecnologia na prática docente. Perspectiva, Erechim. v. 42, n. 160, p. 77-87, dez. 2018. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/160_736.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.

MUFSON, Beckett. This 1921 proto-meme is eerily relevant today: a 1921 issue of Judge Magazine published what some people are calling "The First Meme". Vice Media, New York, 16 apr. 2018. Disponível em: https://www.vice.com/en/article/mbxkwy/meme-1921-expectation-vs-reality-judge-magazine-comic-twitter. Acesso em: 1 mar. 2022.

OLIVEIRA, Tom. O meme é um fenômeno de linguagem da nossa sociedade e veio para ficar. Gkpb, [s.l.], 2019. Disponível em: https://gkpb.com.br/38609/o-meme-e-um-fenomeno-de-linguagem/. Acesso em: 23 fev. 2022.

O QUE é Memética. [s.l.: s.n.], 2020. 1 video (4 min. 4 sec.). Publicado pelo canal Professor Tiago Cavalcanti Tabajara. Disponível em: https://youtu.be/4m-m_hJjnIQ. Acesso em: 26 fev. 2022.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1970.

PIXABAY. Banco de imagens gratuito. Pixabay, [s.l.], 2010. Disponível em: https://pixabay.com/pt/. Acesso em: 3 mar. 2022.

SANTOS, Michele Marques dos; SOUZA, Neila Nunes de. O uso dos memes como instrumento de ensino para alunos do ensino fundamental. Revista Porto das Letras, Porto Nacional, v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/7593. Acesso em: 22 fev. 2022.

SELIGMAN, Martin. Felicidade Autêntica: use a psicologia positiva para alavancar todo o seu potencial. 2. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.

TABAJARA, Tiago Cavalcanti. O que é Memética. Youtube. 2021. Disponível em: https://youtu.be/4m-m_hJjnIQ. Acesso em: 26 fev. 2022.

MEMES por trás das frases de grandes filósofos que te representam. SPOILER: vai te lembrar das suas aulas de filosofia do colégio. Guia da semana, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.guiadasemana.com.br/comportamento/noticia/14-memes-por-tras-das-frases-de-grandes-filosofos-que-te-representam. Acesso em: 22 fev. 2022.

Published

2023-12-15

How to Cite

Grossi, M. G. R., Leal, D. C. C. C., & Borja, S. D. B. (2023). The educational potential of memes as a pedagogical resource . Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(64), 289–312. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1668